Unidades de urgência e emergência de AL vão ganhar reforço no carnaval

Objetivo é atender os foliões que precisarem de auxílio durante o período. HGE e UE do Agreste, Samu e Hemocentros vão ter escala completa.

As unidades de urgência e emergência de Alagoas vão contar com um reforço durante o período de carnaval, é o que informou a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) nesta quinta-feira (23). As unidades serão abastecidas com medicamentos, correlatos e insumos, segundo plano de ação elaborado pela Superintendência de Atenção à Saúde.

A ação tem como base a estatística dos atendimentos realizados no mesmo período do ano passado, quando 11.037 pessoas necessitaram dos serviços da rede pública estadual de saúde.

Para isso, a população vai contar com escalas completas no Hospital Geral do Estado (HGE), Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar).

Em Maceió, os ambulatórios 24h Denilma Bulhões, no bairro do Benedito Bentes, Assis Chateaubriand, no Tabuleiro do Martins, Dom Miguel Câmara, na Chã da Jaqueira, João Fireman, no Jacintinho, e Noélia Lessa, na Levada, vão funcionar durante todo o período.

Samu
Caso alguém necessite de atendimento emergencial, o telefone 192 do Samu funcionará 24 horas, seja nas Centrais de Maceió ou nas de Arapiraca. O serviço deve ser acionado em acidentes com automóveis, motocicletas ou bicicletas, ocorrências de espancamentos e em caso de tentativas de suicídio.

“O serviço também deve ser solicitado na ocorrência de quadros infecciosos, em trabalho de parto, em crises hipertensivas, e em acidentes com produtos perigosos, a exemplo de álcool. É recomendado ligar para o 192 quando da necessidade de solucionar problemas cardiorrespiratórios; em caso de intoxicação, trauma ou queimadura”, informou o superintendente de Atenção à Saúde, Rogério Barboza.

Transfusões
Já no Hemoal e Hemoar, plantonistas trabalharão durante os cinco dias de folia para liberar sangue e hemocomponentes às unidades de saúde mantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hemoal Trapiche também abrirá no sábado (25) e na quarta-feira de cinzas, das 8h às 17h, para receber doações de sangue. O Ambulatório de Hematologia da unidade também estará aberto para atender aos portadores de hemofilia que precisam receber a Proteína Fator VIII, indispensável à coagulação do sangue.

g1

24/02/2017