Secretário Alexandre Ayres defende a revitalização do São Francisco em Piaçabuçu

Semarh participou de uma audiência pública no município para discutir a qualidade da água

Secretário Alexandre Ayres ressaltou os programas hídricos que estão em pleno andamento nas regiões do Estado.
Secretário Alexandre Ayres ressaltou os programas hídricos que estão em pleno andamento nas regiões do Estado.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participou na manhã desta segunda-feira (20) de uma audiência pública proposta pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE) sobre a qualidade da água no município de Piaçabuçu, localizado no Litoral Sul de Alagoas.

Por ter uma atuação efetiva para o desenvolvimento da pauta hídrica no Estado, o Governo foi representado pelo secretário Alexandre Ayres. Em seu pronunciamento no auditório do Terminal Turístico, o titular da pasta de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, mostrou a importância de cobrar mais providências junto ao governo federal.

“O Governo de Alagoas tem feito a sua parte. Defende a revitalização do Rio São Francisco. Estamos saindo do campo do discurso para resolver os problemas e impasses gerados em decorrência da salinização a água em Piaçabuçu. No entanto, precisamos cobrar de forma veemente ao Governo Federal, que é maior responsável pela redução da vazão do São Francisco. É preciso ter conhecimento sobre o trabalho da Companhia de Saneamento de Alagoas [Casal] que reza na cartilha para distribuir a água para consumo humano prioritariamente”, explicou o secretário Alexandre Ayres.

O secretário seguiu com a análise acerca dos prejuízos causados à população em decorrência das decisões da Agência Nacional de Águas (ANS) para destinar o uso da água com maior prioridade em detrimento da energia elétrica ao consumo humano.

“Precisamos atuar para proteger os cidadãos alagoanos das imposições do governo federal em relação à redução da vazão do Rio São Francisco. Enquanto isso ocorrer, as famílias seguirão sofrendo com água salinizada, que pouco contribui para o consumo humano”, defendeu o secretário Alexandre Ayres.

Em outro momento da audiência pública, o secretário Alexandre Ayres ressaltou os programas hídricos que estão em pleno andamento nas regiões do Estado. Alexandre citou, por exemplo, o Programa de Perfuração de Poços, financiado totalmente com recursos do Governo de Alagoas. As ações, segundo o secretário, estão sendo direcionadas para todas as regiões e não apenas ao Agreste e Sertão.

“Em Piaçabuçu a Semarh perfurou dois poços e brevemente estaremos adquirindo mil caixas d´água para que o Povoado de Paciência possa armazenar um recurso tão importante em momento em que o abastecimento de água está em situação complicada em Piaçabuçu”, informou o secretário.

Participaram da audiência pública, os deputados estaduais Alcides Andrade, Jó Pereira e Inácio Loiola; o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Defesa Civil Estadual, Marinha e Prefeitura de Piaçabuçu.

Nigel Santana – Agência Alagoas.