Projeto Praia Viva é ampliado e chega a Cruz das Almas

Coletores seletivos serão instalados na praia de Cruz das Almas. 
Coletores seletivos serão instalados na praia de Cruz das Almas.

Mais 30 coletores de lixo orgânico e reciclável foram instalados na orla de Maceió na manhã desta quarta (22/06), através de uma ação do Projeto Praia Viva. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo – Semptur -, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e a empresa Braskem, que fez a doação das lixeiras. Ao todo, 80 coletores já foram instalados, incluindo os das faixas de areia da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

O projeto prevê ainda uma parceria com uma cooperativa de materiais recicláveis que pode reaproveitar os resíduos sólidos  separados  na praia. Segundo o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, a ampliação do projeto permite melhorar o padrão de sustentabilidade da orla, especialmente nesse trecho do litoral que está passando por um processo de ampla estruturação e que deve receber cada vez mais fluxo de turistas. “A instalação dos coletores estimula moradores, prestadores de serviço e turistas a cuidarem dos nossos patrimônios naturais e reverem sua forma de lidar com os resíduos”, defende Jair.

O gestor da Slum, David Maia, pontua que, além dos coletores seletivos, a Prefeitura tem investido em iniciativas de grande importância em relação à limpeza das praias. Entre os principais projetos,  Maia cita a instalação das Estações de Reciclagem, a construção das estações elevatórias que permitirão acabar com as línguas sujas, as ações de educação ambiental, o início da coleta seletiva com as barracas permissionários, incluindo ainda o trabalho diário das equipes da Slum em todo o percurso da orla.

“É com ações como esta que a Prefeitura mostra a responsabilidade que tem com a cidade, com o meio ambiente. O Praia Viva contemplou as principais praias urbanas da capital e deve também ser expandido para outras regiões mais afastadas no litoral”, afirma o gestor.

O líder comunitário Luis Reinaldo, que representa os moradores de Cruz das Almas, acompanhou a equipe da Prefeitura durante a instalação dos coletores seletivos. Ao celebrar a expansão do projeto Praia Viva, ele também citou outras ações da gestão municipal na região, pontuando serviços de infraestrutura, iluminação, limpeza, esporte, lazer e educação.

“Hoje podemos dizer que Cruz das Almas tem um novo olhar, está recebendo cuidados como não era feito antes. A orla, que é tão bonita, estava esquecida. A prova de que a atenção veio é a expansão do Praia Viva, a revitalização da Praça Ganga Zumba, a pavimentação da principal avenida do bairro e de ruas paralelas, a reforma de duas escolas e do espaço de lazer, o reforço na iluminação, os serviços de limpeza. A cada trabalho temos muito o que comemorar”, ressalta o líder comunitário.

Agência Maceió.