Programa Minha Casa Melhor em Teotônio Vilela já é realidade

Sucupira tem o primeiro contemplado com casa reformada pela Prefeitura

O mutirão de ações da Prefeitura de Teotônio Vilela, que ocorre durante essa semana na comunidade da Sucupira deve ser o pontapé inicial do Programa Minha Casa Melhor, um projeto idealizado pelo prefeito Joãozinho Pereira e gerenciado pela Secretaria de Habitação do munícipio. 

O programa conta com duas modalidades: uma para a área urbana e outra para as comunidades da zona rural. Na cidade o programa deve recuperar casas de famílias em situação de vulnerabilidade, com essa condição confirmada pela equipe social do município. Uma vez dentro do público-alvo a residência ganha reforma completa, com banheiro dentro de casa, cerâmica nos pisos e na cozinha e caixa d’água. 

A primeira nova residência entregue pertence ao seu Manoel Silva, de 55 anos. Junto com a esposa e os quatro filhos, ele mora há mais de 20 anos na casa, que estava sofrendo com a ação do tempo. Trabalhar do setor canavieiro, que enfrenta crise, Manoel não tinha condições financeiras para reformar seu imóvel, e foi selecionado pela equipe social do programa. A residência está sendo reformada em tempo recorde, e as chaves serão entregues neste sábado (18/02), pessoalmente pelo prefeito Joãozinho Pereira. 

O programa é financiado com recursos do Ministério das Cidades para as residências da zona urbana e do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), um projeto com recursos gerenciados pela Caixa Econômica Federal, cujo objetivo é fixar as famílias no campo. Estão previstas para 2017, segundo o prefeito Joãozinho Pereira, em torno de 50 novas moradias nesse formato.

Vitor Cansanção com Ascom