Prefeito entrega cadeiras motorizadas a usuários da Adefal

27MA-Prefeito-entrerga-cadeiras-de-rodas-na-ADEFAL-74_-1024x678
Prefeito Rui Palmeira entrerga cadeiras de rodas motorizadas na ADEFAL Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Uma manhã dedicada ao fortalecimento da cidadania e qualidade de vida do cidadão com deficiência. O prefeito Rui Palmeira participou, nesta segunda-feira (27), da entrega de 30 cadeiras de roda motorizadas para usuários da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal).

Os equipamentos, que vão beneficiar pessoas de baixa renda, foram adquiridos com recursos do Ministério da Saúde (MS), por meio do intermédio da Secretaria Municipal de saúde (SMS) da Prefeitura de Maceió.

Prefeito Rui Palmeira entrergou 30 cadeiras de rodas motorizadas, na manhã desta segunda-feira, na sede da ADEFAL Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Prefeito Rui Palmeira entrergou 30 cadeiras de rodas motorizadas, na manhã desta segunda-feira, na sede da ADEFAL
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

“Mais do que uma cadeira, vocês estão recebendo cidadania e qualidade de vida”, disse o prefeito aos que estavam recebendo os equipamentos. Rui Palmeira também citou as ações que a gestão municipal vem desenvolvendo para melhorar a mobilidade das pessoas com deficiência.

“Temos nos empenhado desde 2013 e já promovemos importantes ações voltadas para esta comunidade. Entregamos novos veículos para transporte realizado pelas instituições que atendem a este público. Também temos equipado os ônibus urbanos como parte da licitação. Serão 150 ônibus adaptados com elevador e duas vagas para deficientes até o final do ano. Mensalmente, temos o projeto Praia Acessível, que acontece uma vez no mês, que também é uma conquista”, pontuou.

José Thomaz Nonô, secretário municipal de Saúde, parabenizou o trabalho desenvolvido pela Adefal e destacou: “Estivemos recentemente aqui, entregamos 52 cadeiras e hoje entregamos mais 30. Muitos não têm ideia do que isso significa. Poder se deslocar sozinho para onde quiser é um benefício cujo valor é inestimável. A partir de hoje, mais 30 pessoas terão esse tipo de independência e de cidadania”.

Cada cadeira atende às particularidades de quem a recebe. Altura do encosto e do braço, profundidade e largura do assento. As configurações e comandos são de acordo com a patologia do respectivo paciente.

Gabriel Ferreira tem 69 anos e há cinco precisa se locomover utilizando cadeira de rodas. A que ele usa atualmente é emprestada e já está bastante desgastada. “Essa conquista é uma maravilha. Estou realizando um sonho de muito tempo. Agora tenho uma cadeira motorizada. Uma pessoa que recebe um salário mínimo nunca poderia adquirir uma cadeira dessas. Eu estou muito feliz”, disse emocionado.

Avanços da política de acessibilidade

O vereador Luís Carlos Santana, que já foi presidente da Adefal, também participou da solenidade. “Quero agradecer ao prefeito que tem nos ajudado e tem feito o melhor. Ele tem nos atendido e nos ouvido apesar de todas as dificuldades. Dentro das ações da licitação do transporte público, a Prefeitura atendeu o que pleiteamos nas audiências publicas que é a questão da acessibilidade nos ônibus. São poucas capitais e cidades no país que atendem aos deficientes físicos desta forma. Temos avançado bastante”, disse o vereador que também agradeceu pelas ações de pavimentação e iluminação na rua Clementino do Monte, onde está localizada a sede da Adefal.

“Todo o estado recorre às instituições de Maceió e nós ficamos gratos por isto. A Adefal tem essa missão de atender e defender os direitos da pessoa com deficiência”, complementou João Ferreira, presidente da Adefal.

Secom Maceió