Lei Seca realiza blitz educativa em bares no município de Arapiraca

Ação teve o objetivo de divulgar o projeto Amigo da Vez

Ação educativa realizada pela primeira vez no interior do Estado. Lays Peixoto
Ação educativa realizada pela primeira vez no interior do Estado. Lays Peixoto
Com o propósito de alertar a população alagoana dos riscos de misturar bebida alcoólica e direção, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), por meio da equipe da Operação Lei Seca, em parceria com a Polícia Militar, realizou mais uma ação educativa nesta sexta-feira (8) desta vez em bares no município de Arapiraca, divulgando o projeto  “Amigo da vez”.

Conduzida pelo coordenador da Lei Seca Alagoas, tenente Emanuel Costa, a equipe explicou aos clientes dos bares visitados a finalidade do projeto e, em seguida foram até as mesas para identificar o Amigo da vez, ou seja, aquele que não ia ingerir bebida alcoólica e ficaria responsável por levar os demais do seu grupo em segurança para casa. O “Amigo da vez” foi submetido ao teste do etilômetro e, após ser constatado 0.0 de álcool no organismo, recebeu da equipe brindes do projeto.

A ação educativa realizada pela primeira vez no interior do Estado foi marcada por aplausos, o que fortalece cada vez mais o trabalho da equipe Lei Seca Alagoas, que luta todos os dias para reduzir o índice de acidentes com feridos e vítimas fatais em Alagoas.

“A nossa missão além de fiscalizar é promover a mudança de comportamento. Entendemos que a mudança vem através da educação e fiscalização. Ações como esta serão propagadas por diversas vezes ao longo do ano não só na capital como também aqui no interior para que as pessoas comecem a se conscientizar”, destacou o coordenador da operação, tenente Emanuel.

A atividade educativa contou ainda com a presença de dois portadores de deficiência física, que na ocasião deram seus depoimentos para as pessoas que estavam presentes nos bares visitados, sobre as sequelas após sofrerem acidentes de trânsito ocasionados por alcoolemia.

“Fiquei muito feliz pelo convite para participar desta ação, estou aqui hoje como prova de um milagre e a minha missão é alertar as pessoas de como a imprudência no trânsito pode mudar nossa vida em segundos. Passei por momentos difíceis após o acidente, mas consegui me reerguer e hoje sou exemplo no esporte, sou paraolímpico e represento Alagoas por todo país. A regra é muito clara: Se beber não dirija”, destacou André Cavalcante.

Lais Peixoto – Agência Alagoas