Fapeal e Uneal assinam convênio de R$ 500 mil para pesquisas

Solenidade de assinatura acontecerá em Arapiraca

89c69fcb5e8ea9036eeec8a45f98843c_L

Será assinado na próxima quarta-feira (20), às 10h, na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), em Arapiraca, o convênio com Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) no qual esta  concederá R$ 500 mil destinados ao fortalecimento das pesquisas da instituição de ensino superior.

De acordo com o vice-reitor da Uneal, Clébio Correia de Araújo, os recursos serão investidos em projetos científicos, selecionados através de edital e coordenados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação (Prograd), para o Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca e para a pós-graduação da Universidade. “A assinatura deste convênio é a materialização de uma parceria que se iniciou na gestão anterior da Fapeal e que agora se concretiza na gestão do professor Fábio Guedes”, explicou o vice-reitor.

“O convênio é uma dentre as várias ações que a Fundação vem fazendo junto à Uneal que envolve aumento da quantidade de bolsas, apoio para criação de doutorado e mestrado interinstitucionais e do mestrado próprio da Universidade em Dinâmicas Territoriais e Cultura”, ressalta Araújo.

O presidente da Fapeal, Fábio Guedes Gomes, destacou o ineditismo da ação. “O edital de auxílio à pesquisa para a Uneal é um grande passo que a Fapeal deu, através do apoio do governo estadual, porque é um edital inédito que atende especificamente a uma comunidade científica acadêmica que precisa de todo o apoio necessário para que possa  criar as condições de infraestrutura e de recursos para dar início a uma série de pesquisas, especificamente aquelas que são vinculadas ao uso de equipamentos públicos, como o Polo Agroalimentar”, afirmou.

Assinatura

A solenidade de assinatura do convênio é aberta à comunidade acadêmica e será realizada, durante a programação do Fórum dos Núcleos Docentes Estruturantes, na Sala dos Conselhos.

Agência Alagoas

19/07/16