Dieta saudável: o que comer no café da manhã

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Todo mundo sabe a importância de comer bem ao acordar. Mas nem sempre conseguimos colocar em prática ou ter criatividade para fazer um bom café da manhã. A primeira refeição é a mais importante do dia, ela vai despertar o metabolismo e repor nossas energias.

Mas também devemos respeitar o hábito e fome de cada um. Eu por exemplo, quase não sinto fome de manhã, então acabo comendo menos nesse momento do dia. Já meu marido acorda morto de fome! kkk E vocês? Sentem fome ao acordar?

Hoje vou mostrar algumas combinações que gostamos de fazer aqui em casa e todas as opções do meu cardápio de café da manhã, recheado de receitas gostosas aqui do blog.

E para aprendermos um pouco mais, é importante saber o que não pode faltar no café da manhã. Devemos estar atentos a todos os macronutrientes e fazer uma refeição combinando carboidratos, proteínas e gorduras boas.

1. Carboidratos: alimentos ricos nesse nutriente tem a função de fornecer energia. Alguns exemplos são: cereais, bolos, pães, frutas, aveia e quinoa. Sobre os pães, bolos e farinhas, as melhores opções são os integrais. Fuja dos refinados.

2. Proteínas: também garantem saciedade e regulam a taxa de açúcar no sangue. Exemplos de alimentos ricos em proteínas: leite e seus derivados, ovos, carnes e frios.

3. Gorduras: vão auxiliar na absorção das vitaminas, são ótimas para fortalecer a imunidade e também ajudam a saciar. Elas estão separadas em gorduras insaturadas, que são de origem vegetal e são encontradas no açaí, no abacate e nas oleaginosas. Já nas saturadas, de origem animal, encontramos nos ovos, leite e seus derivados.

Lembrem-se que a refeição ideal deve conter boa quantidade de fibras que saciam e ajudam no funcionamento do organismo. No caso do bolo e do pão, faça a escolha por suas versões integrais, pois contêm fibras. Outros exemplos estão nas frutas.

As vitaminas e minerais também são micronutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Vejam nesse post o guia das vitaminas e dos sais minerais e os alimentos ricos em cada grupo.

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11/07/16