Desenvolve promove 2ª rodada de capacitação a líderes comunitários

Desta vez, mais 28 comunidades serão contempladas com a qualificação oferecida pela Agência de Fomento

São mercadinhos, barbearias, oficinas, avícolas, açougues e inúmeras lojas dos mais diversificados segmentos instalados nas grotas de Maceió.
São mercadinhos, barbearias, oficinas, avícolas, açougues e inúmeras lojas dos mais diversificados segmentos instalados nas grotas de Maceió.

A Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) realizou mais uma capacitação a lideranças comunitárias de Maceió, a exemplo da que ocorreu no início desta semana. Na sede da entidade, mais 28 líderes foram qualificados para apresentar as linhas de crédito ofertadas pelo Estado.

O principal objetivo é fomentar os pequenos negócios já existentes nessas localidades e incentivar a abertura de novos empreendimentos que asseguram a sobrevivência de milhares de pessoas. São mercadinhos, barbearias, oficinas, avícolas, açougues e inúmeras lojas dos mais diversificados segmentos instalados nas grotas de Maceió.

Assim como na primeira capacitação, os participantes receberam as orientações da equipe de crédito da agência como parte das ações que integram o Programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças, do Governo do Estado.

São líderes comunitários de grotas dos bairros de Fernão Velho, Sítio São Jorge, Jacintinho, Feitosa, Tabuleiro, Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma, Ponta Grossa, Vergel e Benedito Bentes que aprenderam como lidar com o público empreendedor, como ofertar o crédito conforme o tamanho de cada negócio e taxas e prazos de pagamento de cada linha de financiamento.

A líder comunitária do Sítio São Jorge, Karleanny Dantas, disse que nunca viu um governo se interessar de verdade pela população mais carente. “Vemos, agora, uma nova possibilidade de crescimento no nosso dia a dia. Ter esse acesso ao crédito com pequenas taxas e poder oferecer à comunidade fará uma enorme diferença em nossa qualidade de vida”, apontou o morador.

O presidente da Desenvolve, Rafael Brito, voltou a reafirmar o compromisso daAgência de, por meio do programa do Governo do Estado, atender a população que tem dificuldade para obter crédito. “Esses líderes passam a ser agentes capacitados das próprias comunidades, pessoas que são de lá e vão trabalhar lá, conhecem a realidade do local”, disse Brito.

Eliete Amâncio – Agência Alagoas.