Catador resgata obra de arte de 1958 do lixo

A sensibilidade do catador de recicláveis Sérgio Paulo de Magalhães possibilitou resgatar uma valiosa obra de arte abandonada em uma caçamba de lixo, em Campinas, no interior de São Paulo. A obra é um retrato a óleo, pintado em 1958, pelo renomado mestre da arte pictórica, o campineiro Aldo Cardarelli. Assim que encontrou a tela na manhã da última sexta-feira, o catador foi direto ao Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas (CCLA), no Centro da cidade.
obradearte
A restauradora Thelma Cardarelli, filha do autor da pintura, lhe deu um abraço de gratidão pelo importante achado. Ao saber do fato, nesta terça-feira, Thelma dizia estar “literalmente em estado de choque”. E como guardiã que é das obras do pai, teceu duras críticas àqueles que não demonstram qualquer interesse em preservar importantes peças que fazem parte da história artística brasileira.

A pintura em si não sofreu avarias, mas em alguns pontos das bordas da tela têm rasgos causados provavelmente pela retirada de alguma moldura. No verso, existem dois carimbos. Um comprova que a tela foi exposta em 1958 em Porto Alegre, no Salão Pan-Americano, quando ganhou medalha de bronze e, em 1959, no 24º Salão Paulista de Belas Artes, Galeria Prestes Maia, premiada com a pequena medalha de ouro.

Foto: Pixabay