Arsal anuncia mudanças em 11 linhas intermunicipais

Com mais ônibus e mais horários de viagens, duas novas empresas assumem os percursos

Antes operadas pela Real Alagoas, as 11 linhas passam a ser exploradas, em caráter emergencial, por duas novas empresas.
Antes operadas pela Real Alagoas, as 11 linhas passam a ser exploradas, em caráter emergencial, por duas novas empresas.
Usuários do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Alagoas começam a ser beneficiados a partir deste sábado (9), com mudanças em 11 linhas de ônibus metropolitanas, que passam a contar com maior número de viagens – em alguns casos o aumento será de 100% – e de veículos, conforme decisão da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal).

As linhas, todas com origem e destino na capital, são as seguintes: Barra de Santo Antônio; Paripueira; Barra de São Miguel; Pilar (via Satuba); Pilar (via Polo Cloroquímico); Coqueiro Seco (via Satuba); Santa Luzia do Norte (via Litoral); Pindoba; Marechal Deodoro; Massagueira e Barra Nova.

 Neste sábado, a mudança começa pelo Litoral Norte (Barra de Santo Antônio e Paripueira) e prossegue nos dias 17, em Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Pilar, e 24 de julho nas demais linhas.

Antes operadas pela Real Alagoas, as 11 linhas passam a ser exploradas, em caráter emergencial, pelas empresas CM Transporte e Turismo, responsável pelo trajeto Barra de Santo Antônio/Maceió e Paripueira/Maceió, com sete coletivos; e pela Expresso Metropolitano, que assume os demais trajetos, com 21 ônibus.

Em todas elas, as tarifas permanecem inalteradas. Os valores já creditados nos bilhetes eletrônicos da Real Alagoas adquiridos pelos passageiros poderão ser utilizados normalmente nas linhas assumidas pela Expresso Metropolitano. Já para as linhas da CM Transporte, será necessário procurar a Real Alagoas para reembolso dos créditos.

O anúncio acerca das modificações foi feito nesta quinta-feira (7), pelo presidente da Arsal, Marcus Vasconcelos, durante uma reunião com o prefeito Carlos Alberto Canuto, na Prefeitura de Pilar, um dos municípios inseridos na mudança.

“A sociedade não terá nenhum prejuízo com essas alterações. O número de viagens e de coletivos será ampliado praticamente em todas as linhas, ao tempo em que prosseguiremos repensando melhorias para o sistema de transporte rodoviário coletivo intermunicipal, por determinação do governador Renan Filho. Isso demanda tempo, mas posso garantir que há todo o empenho do Governo do Estado, por meio da Arsal, neste sentido”, afirmou Vasconcelos.

O presidente da Arsal disse ainda que a fiscalização será reforçada nas regiões, para viabilizar o trabalho das empresas de ônibus e dos permissionários licitados. “O transporte clandestino será combatido com ainda mais ênfase”, frisou.

Confira as mudanças no número de viagens/dia das linhas com destino a Maceió. O quadro de horários completo será divulgado posteriormente na página eletrônica da Arsal (www.arsal.al.gov.br).

Pilar (via Satuba): 11 para 15

Pilar (via Polo): 1 para 3

Santa Luzia do Norte (via Litoral): 1 para 3

Coqueiro Seco (via Santa Luzia do Norte): 8 para 15

Marechal Deodoro: 16 para 28

Massagueira: 7 para 8

Barra Nova: 8 (linha nova)

Pindoba: 1

Barra de São Miguel: 8 para 10

Barra de Santo Antônio: 14 para 26

Paripueira: 4 para 10

Vanessa Alencar – Agência Alagoas.