Aplauso em dose dupla com cantor Raul Seixas, na Difusora

Já o grupo Quarteto em Cy é atração na Educativa

O Aplauso desta semana destaca dois grandes nomes da nossa música com Raul Seixas sábado (2) na Difusora AM 960, às 15 horas. E no domingo (03), o especial será com o Quarteto em Cy, das 10h ao meio-dia, na Educativa FM, 107,7.

Considerado um dos artistas mais irreverentes e com maior aceitação popular da música brasileira, Raul Seixas faleceu em 21 de agosto de 1989, aos 44 anos de idade. Sua obra, no entanto, não foi sepultada junto com ele, permanece viva, atual e nunca deixou de tocar e inspirar. As canções continuam sendo cantadas em todos os cantos e por gente cada vez mais jovem. O Especial na Difusora revisita o melhor do repertório e traz breves comentários sobre fatos que marcaram sua vida e obra.

No domingo (3), é a vez do Aplauso relembrar a trajetória do mais importante grupo da MPB, o Quarteto em Cy, formado inicialmente pelas irmãs Cybele, Cylene, Cynara e Cyva Ribeiro de Sá Leite.

Ainda pequenas, as irmãs se iniciaram na música através do projeto sociocultural “Hora da Criança”. Mas foi na década de 1960 que o grupo se formou, e isso aconteceu quando Cyva, a irmã mais velha, conheceu Vinícius de Moraes. O poeta foi o grande incentivador para que o grupo vocal surgisse. O nome, Quarteto em Cy, brinca com a primeira sílaba do nome de cada uma das irmãs.

No decorrer dos anos, o quarteto se reformulou muitas vezes. Cynara se desligou do grupo em 1967, voltando ao posto em 1980. Desde então, dedicaram shows e discos ao repertório de Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Chico Buarque, Milton Nascimento e Gonzaguinha.

Iranei Barreto – Agência Alagoas.