Ações marcam comemorações do Dia da Água em Maceió

dia-mundial-da-agua-377x290

As comemorações do Dia Mundial da Água – celebrado mundialmente no próximo dia 22 – serão festejadas pelo município com ações pontuais e direcionadas. Promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde Ambiental (VSA), as atividades serão realizadas não só para marcar a data, mas principalmente para reforçar o alerta à população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência humana, de todos os ecossistemas do planeta e para a manutenção da saúde.

De acordo com o coordenador da VSA, Alex Tenório, conscientizar sobre a urgência da economia deste recurso natural e como utilizá-lo com cuidado são as principais metas do Dia da Água, que este ano teve escolhido – pela interagência da Organização das Nações Unidas (ONU), que cuida da temática de recursos hídricos e saneamento (ONU Água) – o tema “Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos”, fomentando o debate acerca dos impactos econômicos que a falta de água pode acarretar à sociedade, a exemplo das recentes crises hídricas vividas pelo país, que resultaram na redução da produção industrial e consequente perda de postos de trabalho.

A programação definida pela VSA terá início nesta quinta-feira (17), às 9h, com a realização de uma inspeção técnica em condomínios para divulgação de ações de vigilância ambiental e das responsabilidades de outorga, tratamento e manutenção da qualidade da água para consumo humano, numa ação conjunta com a VSA Estadual. À tarde, a partir das 14h, a ação será voltada ao Curso de Medicina do Cesmac, onde será ministrada a palestra “A Importância da Vigilância em Saúde Ambiental para a Saúde Pública”.

Na sexta-feira (18), a programação estará voltada, a partir das 9h, para a atividade de campo, com a realização, pela equipe da VSA do município, de coleta, avaliação e inspeção em sistemas de abastecimento de água. E na sequência de ações comemorativas, a equipe dará continuidade às inspeções técnicas em condomínios, entre os dias 21 e 24 deste mês, sempre a partir das 9h.

A Data – O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, durante a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO 92), realizada no Rio de Janeiro, sendo comemorado anualmente no dia 22 de março como forma de concentrar a atenção sobre a importância da água doce e defender o manejo sustentável do produto. A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010.

De acordo com a ONU, mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente de 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano. E embora haja água doce suficiente para todos, os recursos são distribuídos de forma desigual. Em muitas regiões do planeta, a água é cada vez mais escassa devido a fatores como crescimento populacional, urbanização, poluição, desenvolvimento econômico e mudanças climáticas.

O Brasil é o país que mais possui água doce, 12% de todas as fontes mundiais, mas cerca de 70% da água disponível para uso estão localizados na Região Amazônica, onde são registrados os menores contingentes populacionais. Um exemplo é a bacia do Rio Amazonas que é a mais extensa rede hidrográfica do planeta e partilha seus recursos, desde 1978, com países como Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela e Guiana. Os 30% restantes distribuem-se desigualmente pelo país, para atender a 93% da população.

Ascom SMS