Prefeito Rui Palmeira encerra semana de atividades da Missão do BID

O prefeito Rui Palmeira participou do encerramento da Missão do BID em Maceió. Foto: Raíssa Melo/Ascom Sedet

O prefeito Rui Palmeira encerrou, nesta sexta-feira (24), as atividades da Missão com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre o programa Maceió de Frente Pra Lagoa. Durante toda a semana, consultores do Banco e representantes da Prefeitura de Maceió analisaram e discutiram as partes teóricas e executoras do projeto na Escola de Governo.

“Foi muito positiva a missão de análise, que é mais uma etapa pra efetivarmos o Maceió de Frente Pra Lagoa. Esperamos que até junho, a diretoria do Banco possa, definitivamente, aprovar o projeto para avançarmos mais uma etapa. Agora ficam algumas tarefas para a Prefeitura, para os técnicos elaborarem, em relação a questões referentes ao projeto, e vamos fazer, nos próximos 30 dias, um mutirão para cumprirmos o prazo e sanar qualquer tipo de dúvida do Banco. A expectativa é que em junho, o Banco aprove nosso projeto para que, assim, possamos iniciar o mais rápido possível as obras que vão mudar a cara daquela região da cidade. Será realmente um legado que vai ficar para todo maceioense”, declarou Rui Palmeira.

De acordo com Raíssa Barbosa da Sedet, na ocasião, o chefe da missão e especialista em Desenvolvimento Urbano do BID, Aderbal Curvelo, destacou a importância das análises e discussões realizadas durante a semana para o andamento do programa. “É um projeto complexo, mas durante toda a semana, conseguimos esclarecer todas as dúvidas e sei que, com a disposição da Prefeitura e o apoio de todos, vamos conseguir cumprir os prazos para que em junho, o Banco possa apreciar e aprovar o projeto”, explica.

Diversas atividades foram realizadas durante a semana, como visita técnica ao local da intervenção, assembleia com a comunidade diretamente beneficiada, além de discussões sobre a elaboração teórica do projeto, prazos e como será a parte executora do projeto.

Na última segunda-feira (20), a missão do BID foi recebida pelo prefeito Rui Palmeira. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O projeto

O Maceió de Frente pra Lagoa é um programa de requalificação de um trecho da orla lagunar localizado entre os bairros Bom Parto e Bebedouro. O programa, que beneficiará diretamente 150 mil pessoas, prevê a construção de 1.900 unidades habitacionais – por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal –, equipamentos sociais e de assistência à Educação e à Saúde, sistema de esgotamento sanitário, iluminação, além do projeto eixo viário lagunar que vai melhorar a mobilidade urbana na região.

Técnicos do BID e gestores municipais também fizeram visita técnica à região que será beneficiada. Foto: Ascom Semec

O programa será custeado em parte pelo Município, que vai entrar com U$ 63,5 milhões em recursos próprios e através do financiamento do BID, com mais U$ 63,5 milhões.

Também participaram da atividade de encerramento das atividades da Missão do BID, nesta sexta-feira (24), o secretário municipal de Desenvolvimento Territorial e meio Ambiente, Mac Lira; os assessores da Secretaria Municipal de Governo Gustavo Novaes, Messias Costa e Leonardo Novaes, além da diretora de Política, Mobilidade e Acessibilidade, Juliana Lessa.

Vitor Cansanção – 24/02/2017